quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Resumo | Sentindo na Própria Pele - Mônica de Castro


Autor: Mônica de Castro
Editora: Vida e Consciência
Páginas: 371
Avaliação:
      

ATENÇÃO: Este Resumo contém SPOILER caso não tenha lido o livro não continue a ler o conteúdo abaixo.


O livro se inicia no dia da libertação dos escravos onde Tonha, uma das negras com já 97 anos se recursa a ir embora com o seu povo e pede para Clarissa e Luciano, para ficar e seu pai Fortunato permite. Ambos ficam curiosos para saber porque recusa sua liberdade e pedem para ela narrar as coisas que já vivenciou e ela se dispõe a conta-las.

Mudima/Tonha, após perder sua mãe é adotada por um casal e tirada dos braços da mãe adotiva por um traficante de escravos da Angola e trazida para Bahia, na fazenda São Jerônimo, onde seu Liturgo pede para Josefa ensina-lhe a língua natal para poder dar a negrinha com 9 anos para sua filha Aline de aniversário. A menina adora o presente e a trata a principio como uma boneca dando o nome de Tonha, mas se da conta que apesar de ser sua escrava deve ser tratada como igual, algo que não agrada seu pai.

Ambas crescem como amigas inseparáveis e seu Liturgo já viúvo a muitos anos resolve se casar novamente com dona Palmira. Ela por sua vez tem dois filhos Camila e Cirilo, onde Aline se apaixona pelo rapaz sendo correspondida. Inácio, primo de Cirilo se apaixona por Tonha, mas Constância apaixonada e prima do rapaz arma um plano com Lalá, escrava amante de Liturgo, que não dá certo e sua tia Palmira manda volta para casa de seus pais, a moça então fica revoltada com a escrava e Aline.
Camila volta da Europa, iludida com Basílio, um caça dotes mas Cirilo, percebe e não aprova a união, ambos se encontram escondido, mas Basílio, aflito arma um plano junto com Vigílio, que desonra Camila e some. Após todos descobrirem, Basílio se oferece como noivo e Camila pronúncia que será freira e ele é enxotado.

Cirilo e Aline se casam. Tonha e Inácio, vão junto com eles para a mesma pousada e ambos cada qual em seu quarto. Constância e Basílio agora unidos colocam fogo nos quartos. Cirilo, Inácio e Aline morrem nas chamas e somente Tonha sobrevive. Seu Liturgo a culpa por toso mal e maltrata dia-a-dia, porém após sonhos decorrentes com sua filha, para de atormenta-la. Após relatar estes acontecimentos a Clarissa e Luciano, Tonha vai se deitar triste, porém Aline e Inácio vem busca-la para que possa enfim morrer em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário