quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Resenha | Realidades e ficções na trama fotográfica- Borris Kossoy


Autor: Boris Kossoy
Editora: Ateliê Editorial
Páginas: 150
Avaliação:    

O que há por trás do olhar e da pose da personagem do retrato? Nesta vista fotográfica, enfim o que escapa de nossa compreensão e percepção? Seja enquanto documento para uma interação histórica, objeto de uma recordação ou elemento de ficção a fotografia esconde dentro de si uma trama, um mistério.

A realidade da fotografia não corresponde necessariamente a verdade, apenas é um registro expressivo da aparência. A mesma reside nas diferentes interpretações, nas várias " leituras" que cada receptor faz num dado momento. A representação fotográfica é uma recriação seja do mundo físico ou abstrato, o abstrato, o assunto registrado é produto de um elaborado processo de criação por parte de seu autor.
Apesar de toda a credibilidade que se atribui à fotografia enquanto " documento fiel" dos fatos, devemos admitir que a obra fotográfica resulta de um somático de construções de montagens. O assunto um vez representado na imagem se torna um novo real, interpretado e idealizado.

A fotografia estabelece em nossa memória um aquivo visual, de referência insubstituível para o conhecimento do mundo. Essas imagens, entretanto, uma vez assimiladas em nossas mentes, deixam de ser estáticas, tornam-se dinâmicas e mesclam-se, interagindo ao que somos, pensamos e fazemos. Nosso imaginário reage diante das imagens visuais de acordo com nossas concepções de vida, situação sócio econômica, ideológicas, conceitos e pré conceitos.
O conteúdo fotográfico provoca em cada um de nós impactos diferentes, é impossível haver "interpretações padrão" sobre o que se vê registrado nas imagens.

Obs.: Alguns trechos foram tirados do próprio livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário